terça-feira, outubro 26, 2010

As Peneiras de Sócrates

Como já sabemos, actualmente existem muitos Sócrates e também muitas peneiras. Só o grande filósofo grego, por exemplo, tinha três! 
É sobre elas que vamos falar.

Socrates by Xavier Salvador
Diz a lenda, e o conteúdo de muitos blogs em todo o mundo, que um dia o nosso herói do mundo filosófico foi abordado por um conhecido que lhe queria contar não sei quê sobre não sei quem. Porém, antes que pudesse fazer o gosto ao dedo, foi confrontado com as três peneiras da sabedoria, metáfora para as seguintes indigações:   

1. é verdade?
2. é bom?
3. é útil?

O coitado logo teve que reconhecer que o que tinha a relatar não passava por nenhuma das peneiras e calou-se, muito a contragosto, de certo, mas teve de ser.


Muitas pessoas, ao ajuizar pelos comentários deixados nos ditos blogs, julgando tratar-se apenas dum ataque tanto à coscuvilhice como aos rumores, acham a tudo isto muita piada. E têm razão, é deveras engraçado. Contudo, creio que se possa e até se tenha de ir mais além.

Todos os dias somos bombardeados com todo o tipo de informações, afirmações e maneiras de pensar, sem que tenhamos o tempo ou a vontade para ponderar melhor naquilo que acabámos de absorver. O pior é que bem ou mal acabamos também por espalhar dados não conferidos, seja somente para meter conversa ou dar a impressão de se estar bem informado.

Não pretendo com isto denegrir a nossa propensão humana para a comodidade, mas sim alertar para o facto de muitas vezes bastar uma boa pergunta para derrubar sólidas certezas. É que frequentemente as notícias não informam. Elas manipulam.


2 comentários:

Unknown disse...

Tudo que sei é que nada sei. A maior parte, por opção.

Alien disse...

é verdade, é verdade...