Segundo Noam Chomsky
Tradução livre
1 - Reverta a Atenção
Os elementos chave para controlar a sociedade residem em desviar a atenção do público das alterações conduzidas pelos orgãos político-económicos para notícias de pouca relevância. Esta estratégia é a pedra basilar para impedir qualquer interesse pela educação, economia, psicologia, neurobiologia e cibernética. Assim a opinião pública vira costas aos verdadeiros problemas socias, distraída por temas irrisórios. Faça com que a sociedade esteja ocupada, ocupe-a e de tal maneira que não tenha tempo para reflectir, assim como se faz com os animais.
2 – Crie Problemas e Ofereca Solução
Este método é chamado “Problema-Reacção-Solução”. Cria-se um problema ou uma situação com o objectivo de provocar um reacção nos destinatários, que então exigem normas preventivas. Por outras palavras, difunda violência ou promova ataques sangrentos, de modo a que a sociedade aceite um endurecimento das leis e normas à custa da própria liberdade. Poderá também criar uma crise económica como justificação para um corte radical de direitos fundamentais e desmantelamento de servicos socias.
3 – Introduza as Mudanças por Etapas
Altere os limites das mudancas gradualmente, passo a passo, ano a ano. Desta forma foram impostos na década de 80 os requisitos para o novo radicalismo socio-económico (neoliberalismo): mínimo de referências, privatização, insegurança, elasticidade, desemprego em massa, montante de rendimentos, falta de garantia quanto a salários justos.
4 - Adie as Mudanças
Uma possibilidade de levar a sociedade a aceitar uma mudança indesejável é apresentá-la como um “imperativo doloroso” que terá lugar no futuro. É de facto mais fácil viver com um sacrifício vindouro do que ser confrontado com ele imediatamente. Além disso, a sociedade é naive e tende a acreditar de que no fim tudo irá correr bem. Esta estratégia dá tempo aos cidadãos para se familiarizarem com a situação e transformar aceitação em resignação.
5 – Trate as Massas Como Crianças
A maioria dos assuntos dirigidos à opiniao pública é abusiva quanto à forma como são comunicados, através de argumentos e ares paternalistas que normalmante são usados com crianças ou atrasados mentais. Quantos mais se quer confundir o interlocutor, mais se recorre a esta técnica. Porquê? Se falar com alguém como se esse tivesse 12 anos, o mais provável é que ele responda como se realmente tivesse 12 anos.
6 – Concentre-se nas Emoções e Não na Reflexão
O abuso do aspecto emocional é uma técnica clássica que tem como objectivo evitar uma análise racional. Além disso abre alas para que ideologias, necessidades, medos, impulsos e certos comportamentos inconscientes se iniciem.
7 – Faça por Manter a Ignorância da Sociedade
As massas não devem estar à altura de reconhecer tais técnicas e métodos de controle. A educação que é oferecida às classes mais baixas deve ser tão básica quanto possível de modo a que o conhecimento académico nao lhes seja acessível.
8- Faça a Populaça Crer que é Medíocre
Os cidadãos devem acreditar que é popular ser burro, ordinário e ignorante.
9 – Transforme Resistência em Peso de Consciência
Leve a sociedade a pensar que todo o fracasso se deve à sua falta de inteligência, competência ou esforço, que ela é a única culpada por qualquer insucesso. O “sistema” actua assim contra uma possível revolução ao sugerir aos cidadãos de que são culpados por todo o mal dizimando assim a sua auto-estima. Isto leva a depressão e ao bloqueamento da acção. E sem acção nao há revolução!
10 – Conheça as Pessoas Melhor que Elas Próprias
Nos últimos 50 anos formou-se, através do progresso científico, um fosso enorme entre o conhecimento que é partilhado com o povo e o que é reservado para uma magra elite. Graças à biologia, neurobiologia e a psicologia aplicada o “sistema” conhece cada cidadão melhor do que este a si mesmo exercendo assim um maior controle sobre cada um.
Sem comentários:
Enviar um comentário