"Muita gente não sabe o que procura. A maior parte das pessoas passa por esta vida como se fosse sonâmbula, percebes? Querem possuir coisas, fazer dinheiro, consumir tudo. As pessoas estão tão inebriadas com o acessório que perdem de vista o essencial. Desejam um novo carro, uma casa maior, umas roupas mais vistosas. Querem perder peso, tentar agarrar a juventude, sonham em impressionar os outros. Sabes por que o fazem?
Porque têm fome de amor. Têm fome de amor e não o encontram. É por isso que se voltam para o acessório. Os carros, as roupas, as jóias... tudo isso são substitutos. Não têm amor e procuram substitutos. Mas isso não resulta. O dinheiro, o poder, a posse de coisas... nada substitui o amor. É por isso que, quando compram um carro, uma casa, uma peça de roupa, a satisfação que sentem é efémera. Acabaram de comprar, mas procuram já um novo carro, uma nova casa, uma nova peça de roupa. Procuram algo que não está ali.
Nenhum dessas coisas traz satisfação duradoura, porque nenhuma dessas coisas é verdadeiramente importante. Estão todos com pressa à procura de algo que não encontram. Quando compram o que querem, descobrem que se sentem vazios. É porque o que compraram não era afinal o que queriam. Querem amor, não querem coisas. As coisas não passam de substitutos, de acessórios que mascaram o essencial.
O mais importante é dedicarmo-nos às pessoas. Dedicarmo-nos à família e à comunidade. Só isso nos preenche. Só isso tem significado."
A Fórmula de Deus, José Rodrigues dos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário