Viva a República!
Viva Portugal!
Como hoje e o dia da República e na segunda-feira, 1 de Outubro, foi o Dia Internacional da Música, decidi matar dois coelhos de uma cajadada só, ou seja, juntar o útil ao agradável e falar-vos sobre o Ukelele.
O Ukelele?
O que é que esse instrumento típico do Hawai tem a ver com o povo lusitano?
Tudo!
É que só há registros do ukelele como parte integrante da cultura hawaiana a partir do século XIX, altura a qual, como por coincidência, foi também marcada pela chegada dos portugueses e do inevitável cavaquinho. Onde há um português há logo dois ou três; onde os há, a música lá estará e onde há música há canto e bailarico! O que seria do mundo sem a alegria lusa?
O cavaquinho é um instrumento tradicional português originário do Minho e que tem como grande mestre, graças a Deus ainda vivo, o Júlio Pereira. Visto que a História Cultural da Humanidade não passa duma adaptação/modificação duma ideia, neste caso, um artefacto prévios (para aprofundamento vejam o link -- Link) o povo havaiano, também ele muito dado a festas e danças, embora algo diferentes das nossas - com folhas nas ancas e sutiãs de côco - alterou ligeiramente o nosso cavaquinho e batizou-o de Ukelele.
Assim, para celebrar o facto de não só termos dado mundos ao mundo, mas também mais música partilho convosco mestres deste instrumento sensacional.
Obrigado Portugal!
Jake Shimabukuro
The Ukelele Orchestra of Great Britain
Sem comentários:
Enviar um comentário